quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Drift Santa Catarina


Para compor a matéria sobre Drift na edição de outubro do Caderno Automotivo Route Motors, conversamos com Thiago Pavan, um dos integrantes da Equipe DriftSC, que nos falou um pouco mais sobre esta equipe catarinense que está chamando a atenção do Brasil inteiro com uma das maiores produções automotivas já vistas por aqui. 

Por Dani Zairo

O vídeo “Serra do Rio do Rastro - Police Drift vs Street Drift  que em apenas um mês já alcançou mais de 50 mil visualizações, foi feito para a equipe mostrar a que veio, mostrar que não estão para brincadeira e que vieram para realmente fazer a diferença no automobilismo, divulgando o esporte e atraindo novos adeptos para o Drift no estado e no país. 

Veja o vídeo:


Os carros que participaram do vídeo foram dois Nissans Silvia S15, preparados e importados do Japão, e foram pilotados por Jonathan Neves da Drift SC (Police)  e Sérgio Hanazono da Drift Show SP (Street Drift).

Segundo o Diretor das produções e Assessor de Comunicação da Equipe DSC, Thiago Pavan, o piloto Jonathan Neves conheceu o Drift  a aproximadamente dois anos, e desde então busca aprimorar a técnica, sendo hoje um dos pilotos de maior destaque em campeonatos no país. Jonathan, mais conhecido como JJ, sempre teve o sonho de andar na Serra do Rio do Rastro, principalmente por se sentir desafiado por  Rhys Millen, o neozelandês que em 2010  estipulou o recorde de subida da Serra em 7min17s898 e desafiou novos pilotos, prometendo voltar ao Brasil para defender sua marca caso seja superada. “Para a equipe agora é uma questão de honra quebrar este recorde, e superá-lo quantas vezes forem necessárias, já que ele veio nos desafiar aqui, no nosso quintal de casa”. 

_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Veja o vídeo de  Rhys Millen em 2010:



O desafio de Rhys Millen

Em 2010 o piloto Rhys Millen, da Nova Zelândia, descobriu a Serra do Rio do Rastro durante seus preparativos para Pikes Peak, o evento de subida de montanha mais famoso do mundo, que ocorre anualmente no Colorado (EUA). Com seu Hyundai Genesis Coupé de 750 cv, o piloto percorreu as 156 curvas dos 9 km e 400 metros da estrada catarinense em 7min17s898, mantendo uma média de 78km\h e alcançando em alguns trechos a velocidade de 210 km\h.
Para se ter uma ideia, um carro de passeio normal sobe o mesmo trajeto em aproximadamente 30 minutos e uma moto em aproximadamente 20 minutos. 

________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________



Para a DSC a perseguição policial na Serra foi apenas uma preparação, sem contagem de velocidade e tem a intenção de divulgar o esporte, porém, quebrar este recorde de subida driftando é o objetivo da equipe, que já trabalha na adaptação de seu novo carro, um Mustang Shelby GT500 de 850 cv que deve estar pronto em 2014 e a tentativa já deve ocorrer entre o final do ano que vem e o primeiro semestre de 2015, dependendo apenas das autorizações dos órgãos legais. 

Veja ae o Mustang da DSC em ação, e ele ainda nem está pronto..



Por enquanto, através de suas produções, participações em campeonatos e eventos, a equipe busca visibilidade para o esporte, novos admiradores e também adeptos da velocidade e da adrenalina, que queiram se envolver diretamente, inclusive sendo um drifter, pilotando um destes carros.

Segundo Thiago já é possível ter acesso a cursos de Drift no Brasil, e para isto, além do gosto pelo esporte, basta ter um pouco de dinheiro disponível, já que para os cursos são oferecidos todos os equipamentos necessários, desde itens de segurança até o próprio veículo, que pode ser locado tanto para cursos, como para participação em campeonatos, e os custos não são lá tão altos quanto se imagina.


A Drift Show de São Paulo é a equipe que oferece os cursos no Brasil, e é de longe uma das mais preparadas equipes nacionais. Ela conta hoje com mais de 20 carros, todos preparados e importados diretamente do Japão. Seus cursos são oferecidos apenas em São Paulo, já que nosso estado ainda não disponibiliza de um local próprio para isto . Os cursos são realizados em Piracicaba, duram em média dois dias e custam aproximadamente 4 mil reais. 

A DS é também a responsável pela organização e realização dos maiores eventos de Drift do país, o Campeonato Paulista de Drift,  DS Brasil Series  e o Desafio dos Drifters. 



Quem estiver interessado em saber mais sobre o Drift catarinense e nacional basta clicar aqui na página da galera do Drift Santa Catarina no Facebook, curtir a página e acompanhar os próximos movimentos da DSC. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário